cama montessori

Cama Montessori (Prós e Contras)

Eita, que lá vem história! A maior discussão do momento entre as mamães e os papais. Bem, vamos esclarecer algumas dúvidas que você pode ter ao pensar no “método montessori”, que não se resume a um móvel (apesar de você estar vendo só a caminha). 

Mas a Educação Cósmica Montessori foi desenvolvida pela filósofa Maria Montessori lá no século passado e tem como base o olhar da criança sobre o ambiente e isso ajuda no desenvolvimento da criança. 

Antes de sair comprando a caminha Montessori você precisa analisar a rotina familiar e também a idade de seu filhotinho, por que uma caminha Montessori para um bebê menor de 01 ano NÃO FUNCIONA.

 Ele ainda precisa de mais cuidados e atenção. Ele é um serzinho que precisa de ajuda para exercer movimentos e segurança. Então, você só deve introduzir a caminha Montessori após ele tiver 01 ano…. E sabe por quê?

MEU BEBÊ TEM < 01 ANO: 

No primeiro ano do bebê é aquela mudança extrema da vida das mamães e dos papais. A rotina não é mais a mesma e os cuidados e o tempo depositado em seu bebê os deixa cansados. 

Porém, é nessa primeira etapa que o desenvolvimento e a autonomia do bebê começa a ser percebido com pequenos movimentos, a vontade de querer ir ao chão e o início da curiosidade aguçada em ver objetos. Entenda ele precisa de segurança e se sentir confiante em seu espaço.

MEU BEBÊ TEM > 01 ANOS: 

Estava se sentindo cansado antes? Imagine agora, que ele consegue andar! É aí que o anjo da guarda trabalha rs Brincadeiras á parte. Vamos falar de coisas sérias! 

O mundo deles agora passou a ficar mais interessante a partir do momento em que eles descobrem que podem mexer, andar, cair, levantar, pegar, falar, isso tudo é uma grande novidade para quem até então precisava ficar no colo e em um espaço limitado como o seu antigo berço. 

Esse negócio deles subirem e descerem camas virou um pânico para as mamãs …. mas aí veio a caminha Montessori que ajuda na segurança deles! Por ser acessível, ela cria um elo com a construção da autonomia da criança, priorizando o aprendizado.

01. EU ALCANÇO TUDO: Prateleiras baixas, instaladas na altura deles, com fácil acesso. Não esqueça que os pequenos não se atentam a riscos e tentam escalar para pegar o que querem. ELES SOBEM EM TUDO!

02. ESPAÇO DOS ESTUDOS E ESTIMULOS: Mesas e cadeiras devem ser pensadas para eles usarem para desenhar, brincar, se distrair com joguinhos…Rolo de papel é uma ótima opção também!

03. REVISTEIRO E MINI BIBLIOTECA: Um cantinho de leitura é SEMPRE bem vindo! Inserir livros e revistinhas desde cedo na rotina, é a melhor forma de tornar a leitura um hábito imprescindível!

04. ESPELHO, ESPELHO MEU: O espelho com barra também faz muita diferença no estímulo ao desenvolvimento, À criança adora usar a barra para levantar e se descobrir através dos reflexos!

OPÇÕES SÃO BEM-VINDAS >>> Sobre a cama, essa é a hora de você escolher entre trocar o berço por uma cama montessoriana baixinha (padrão de solteiro), ou transformar o berço que o bebê usa em uma mini cama. 

Essa segunda opção prolonga um pouco o uso e dá a mesma autonomia de subir e descer para a criança.
Gostou?! Dá um like e curta a nossa página @mumudecoracao em nossas redes sociais. 

Enviar Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *