waldorf post

Como montar um quarto Waldorf

O que a Decoração do Quarto Waldorf, tem em sua composição e como ela ajuda no desenvolvimento da criança. Mas antes, vou fazer um breve resumo de quem desenvolveu o Método Waldorf de Arquitetura/Pedagogia. 
A Pedagogia Waldorf foi criada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, e a primeira escola a utilizá-la foi fundada em 1919 em Stuttgart, na Alemanha. Torna-se mais difundida a cada ano, e já é adotada em cerca de 1100 escolas e 2000 Jardins de Infância em mais de 80 países, nos 5 continentes. Isso porque tem um currículo vivo, dinâmico e integrado, assim como por sua preocupação com o desenvolvimento global dos alunos, suas diferenças individuais e a ênfase em ajudá-los a descobrir suas capacidades e realizar seu potencial. Esse currículo é desenvolvido em bases antropológico/antroposóficas, tendo em vista a evolução física, emocional e espiritual do ser humano. Aqui no Brasil a cultura Waldorf está completando 100 anos de prática, agora em 2019.
Mas e aí, como devo transformar o quarto do meu filho com elementos antroposóficos?

Primeiramente, você deve estar qualquer tipo de elemento eletrônico ou o tal plástico. Isso significa desenvolver na criança as bases para um pensamento claro e preciso, isento de preconceitos e dogmas.

Com a leveza e a liberdade, fora os pensamentos autênticos não massificados onde todos tem o mesmo direito e obrigações para viver na fraternidade.

Ou seja, ajuda a criança a entender que não é preciso muito: viver em um local sem consumismo exagerado é um bom exercício.

O estilo da decoração é bem simples e com elementos orgânicos e naturais. Os tons que utilizam normalmente são os tons pastéis e os naturais como a cor da própria madeira, vemos também pedra, da lã ou tecido. O espaço ocupado deve ser amplo e livre.


O que tem que ter na decoração do Quarto Waldorf

MADEIRA natural sem verniz (brinquedos, mobiliário, cama, cadeira, jogos,cestos/caixotes, banquinhos e etc) – O mais natural possível contato com a vibração e a troca de energia que o elemento da madeira possui;

PENSAMENTO O MÍNIMO NECESSÁRIO – sem consumismo – menos brinquedos – menos gastos – brinquedos e objetos com diversas funções – liberdade imaginária;

INTELIGÊNCIA MANUAL – Faça você mesmo. Aprenda pela observação – artesanatos;

CONTOS DE FADAS – Compreensão dos seus sentimentos – TENDAS DE TECIDO = Castelos – proteção – imaginar;

ALGODÃO, LÃ E TECIDOS como a SEDA – Estimulo dos sentimentos – Pertencimento e leveza. TENDAS DE TECIDO – O seu castelo, imaginação – pertencer há um lugar. O mais incrível que notei são as tendas feitas de tecidos leves com cores semelhantes ao arco-íris, não sei se é coincidência rs

 

ILUMINAÇÃO NATURAL/LUZ DO SOL – normalmente é luz natural e iluminação quente, ou seja, aconchego;

ESPAÇO DO FAZER – Normalmente em quartos waldorf você pode observar elementos de brinquedo imitando uma pequena cozinha ou sala. Serve para ele identificar o que normalmente os seus pais fazem e também apreender o estimulo da responsabilidade de estar conectado em uma sociedade;

CANTO DO ESTUDO E LEITURA – livros, cadernos, folhas e material de desenho ao seu alcance;

DECORAÇÃO AO NÍVEL DOS OLHOS – CANTO DOS BRINQUEDOS /DESENHOS FEITOS POR ELES MESMO EXPOSTOS – estimular a autoestima e pertencimento do reconhecimento, bem semelhante ao Montessori nesse quesito.

CURIOSIDADE – Os bonecos Waldorf são característicos: sua expressão é serena (sem sorrir), de tecido (estimulando o tato), muitas vezes com peso semelhante ao de um bebê. E detalhe: são indicados tanto para meninos, quanto para meninas.

 

Resumidamente, entendo que a decoração Waldorf se baseia na simplicidade de poucos objetos, mobiliários multitarefas, elementos naturais, brinquedos de madeira, lã ou pano, respeito ao meio ambiente e atribuir responsabilidades sociais que nós como indivíduos devemos ter e buscar.

Gostou do Post?! Dá um like e siga-nos em nossas mídias sociais @mumudecoracao
https://wordpress-291040-925419.cloudwaysapps.com
O MUNDO FICA MELHOR COLORIDO! 🌈

Enviar Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *